Texto escrito por Psic. Edilaine Baccarin Petenuci
E vamos conversar sobre isso a partir de três pontos:
1 – É FATO QUE O MUNDO MUDOU
Quem nunca ouviu a frase: “As crianças de hoje não são como as de antigamente, por que os pais de hoje não são como os de antigamente”?
E de fato, o mundo mudou e as relações também se transformaram! E não só na família!
Mas a questão com a família, é que a mudança na forma como entendemos a infância, o desenvolvimento infantil e os direitos da criança e do adolescente, fez com muitos pais perdessem a noção do seu lugar diante dos filhos!
Ao dizer que não é correto bater, tratar a criança com violência, muitos pais não sabem o que pôr no lugar! Empresto aqui o termo cunhado pelo Psicanalista Jorge Forbes – os pais estão desbussolados!
Defendemos em nossa prática e no acolhimento às famílias, que é possível educar um filho sem precisar recorrer a gritos, castigos e violência MAS QUE ISSO NÃO SIGNIFICA QUE A CRIANÇA FAÇA O QUE QUER!
2 – OS PAIS E CUIDADORES TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS
Precisamos entender que afeto é essencial, mas tão essencial quanto isso, é a condução que o adulto faz junto a criança!
Entendemos que uma criança deixada à mercê dos seus próprios desejos e vontades é lamentável!
Limites são estruturantes para o desenvolvimento e para o laço com os outros, com a sociedade.
Em uma Educação Respeitosa entendemos que esses limites não são impostos, mas são construídos em uma relação de respeito!
A criança não obedece porque estou mandando, mas respeita porque se sente acolhida, amada e respeitada, e é isso que ela entrega para outro – Amor e Respeito!
Muitos pais se sentem agredidos com esse pensamento, porque isso nos desloca não é mesmo? É um convite a olhar a criança não como um objeto que tem que me obedecer e não me atrapalhar – mas como alguém numa fase única, que demanda cuidados e um olhar específico!
3 – EDUCAR DE FORMA RESPEITOSA É UM DESAFIO MAS OS GANHOS VALEM A PENA
Quando uma criança é vista, respeitada e atendida em suas necessidades básicas na infância, ela pode se lançar para vida com mais autoestima, segurança emocional e capacidade de fazer boas escolhas e de viver relações construtivas, e quem não quer isso para seu filho???
No Maternitta essa é nossa missão! Apoiar pais diante dos desafios desse mundo desbussolado!!!