Texto escrito por Karina Stagliano de Campos – idealizadora do Instituto Maternittà
No final de novembro de 2024, o Instituto Maternittà conclui com êxito a PRIMEIRA TURMA da Certificação de Educador Parental em Diálogo com a Psicanálise, marcando um importante passo para profissionais dedicados a apoiar famílias e promover ambientes familiares saudáveis.
Nossa certificação não apenas capacitou educadores parentais e terapeutas, mas também inspirou uma mudança profunda na abordagem de cada participante em relação às famílias com quem trabalham.
Depoimentos Transformadores
Veja só os depoimentos de nossos alunos refletem o impacto positivo e a profundidade dessa formação:
Elis Blumer, Psicopedagoga, Especialista em TEA e AH/SD: “O que eu já levo para toda a minha vida é que a psicanálise, assim como a educação parental, se alinham com o ‘ouvir’, com a escuta, sobre esse olhar particular e aprofundado sobre as situações e também as pessoas. As experiências nos fazem experimentar o lugar do outro, nos afastam de julgamentos e dão lugar à empatia. Outro ponto importante é que a educação parental e a psicanálise são muito necessárias no ambiente escolar, quando se tem o contato com as famílias, e principalmente no contato com nosso estudante, porque ele sentirá que tem voz, que é ouvido e acolhido em suas angústias.”
Gilséia Vallandro, Psicanalista e Arteterapeuta: “Entrar em contato e conhecer mais de perto o fenômeno da parentalidade positiva e todas as vertentes que o envolvem sob o olhar da psicanálise é algo novo que me surpreende a cada dia. Tornar-se mãe e pai é um processo muito mais amplo do que aplicar um conhecimento adquirido conscientemente. É de extrema importância que se ofereça aos pais muito mais do que um saber pronto, mas uma escuta singular de sua história pessoal e familiar.”
Milena Duarte, Psicóloga Clínica de Orientação Psicanalítica: “Os últimos anos da minha atuação foram numa dimensão mais institucional dos direitos da criança e do adolescente, e, ao iniciar essa jornada com vocês, me reconecto com a beleza do individual e único para cada sujeito em sua construção singular. A conexão que estão propondo nesse curso entre parentalidade positiva e psicanálise fez muito sentido para mim, pois olha justamente para cada história, cada família, cada pai, cada mãe e cada criança.”
Vanessa Febrini Suzuki, Psicóloga Clínica com foco em questões parentais: “A formação tem validado o que penso sobre nosso posicionamento profissional frente à escuta dos pais. A psicanálise nos convida a escutar o que de fato pode estar acontecendo ali, como se construiu e intervir diante do que faz sentido para a família, não apenas nos utilizando de roteiros pré-formulados! As duas ‘teorias’ são por si complementares, um diálogo necessário!”
Salete Bruno Almeida, Psicóloga: “Eu me sinto confiante para orientar pais e sinto que é possível acolhê-los e ajudá-los e ver que a Educação Positiva é possível. Sinto esperança de que os pais, cada vez mais, vão enxergar o quão importante é cooperar com seus filhos, ajudá-los a desenvolverem habilidades e se sentirem capazes, se tornando adultos felizes e saudáveis emocionalmente, já que a meu ver, esse é o foco da educação positiva. O curso me ajudou a ver que isso é possível. Sou muito grata.
Um Novo Capítulo com Reconhecimento Acadêmico
A partir deste primeiro sucesso, a Certificação de Educador Parental em Diálogo com a Psicanálise já iniciou sua SEGUNDA TURMA, agora como uma extensão universitária em parceria com a FEX Educação, instituição reconhecida pelo MEC. Esse novo passo reforça o compromisso do Instituto Maternittà em oferecer uma formação de excelência, que impacta tanto a vida dos alunos quanto as famílias que eles atendem.
Aqui, você encontra o que há de mais inovador e vanguarda para o acolhimento de pais e famílias, a união entre dois saberes que se complementam – Psicanálise e Parentalidade Positiva – e, por isso, a atuação do Educador Parental tornar-se mais eficaz e completa!!