Post

Como vestir seu bebê: os tipos de roupas para cada estação

Sabe quando você vê passando na rua, um bebezinho todo agasalhado, com manta por cima da cabeça, luvinhas e meias num dia quente? Muitas pessoas acham que essa é a forma correta de vestir um bebê recém-nascido, faça calor ou frio. Mas não é bem assim, pois bebês também sentem calor se estiverem muito agasalhados. Mas como escolher a roupinha do bebê?

Vivemos num país tropical, ou seja, temos um clima quente na maior parte das regiões do país, na maior parte do ano. Mesmo quando estamos no inverno, há veranicos em alguns dias e somos obrigados a deixar os casacos pesados para outra ocasião.  Mas temos frentes frias também, que chegam derrubando a temperatura no outono brasileiro. Se você estiver montando o enxoval do bebê, é bom ter roupinhas para frio e calor na sua lista, independente da época do ano. E como devemos vestir um bebê? Vamos lá!

 VERÃO – Se seu bebê nasceu entre dezembro e março, é quase certo que usará mais roupas de calor nos primeiros meses. As roupinhas devem ser de tecidos leves, como algodão e malha, macacões de malha fina e bodies de manga curta, sem golas. Alguns bodies podem ser sem mangas, para aqueles dias extremamente quentes. E o mais importante: Não há necessidade de agasalhar o bebê para sair na rua. Se você tiver dúvidas, use a sabedoria das vovós: cheque se as mãozinhas, pezinhos e peito do bebê estão gelados. Se estiverem, é hora de colocar uma meia e um casaquinho leve.  Mas cuidado para não agasalhar demais, pois eles podem desenvolver brotoejas de calor.

OUTONO – Os bebês que chegam no outono, (entre março e meio de junho) vão pegar a transição da calor para o frio, e geralmente é quando temos noites frias e dias com temperaturas agradáveis. Também é a época das frentes frias. Nessa fase, seu bebê irá usar mais roupas de meia estação, como calças de algodão e malha, meias e bodies de manga comprida. Macacões mais grossos para dias e noites frias, assim como luvinhas e touquinhas.

INVERNO – Bebês que chegam no inverno brasileiro (entre junho e setembro) podem tanto enfrentar um frio de rachar como um veranico fora de hora. Mas em geral, na época mais fria do ano, os bebês precisam estar preparados para o frio, portanto, vista seu bebê com body de manga comprida e calça mijão por baixo do macacão quentinho. Os tecidos devem ser mais quentes e confortáveis, como plush, soft e malhas macias.  As meias devem ser mais grossas, e claro, se for sair com o bebê, use uma manta para protegê-lo do vento. Mas não deixe de ter peças mais leves para dias mais quentinhos, mesmo no inverno.

PRIMAVERA – Se seu bebê nasceu entre setembro e novembro, saiba que nessa época a temperatura varia muito, podendo ter noites frias e dias quentes, ou frentes frias geladas. Mais perto do verão, os dias costumam ser abafados e as noites mais quentes. Portanto, você vai precisar de roupas de meia estação, como bodies de manga longa para os dias mais frios e peças mais leves para dias quentes.  Com a aproximação do verão, as peças leves vão dominar os looks e é possível que alguns macacões mais pesados nem tenham sido usados! O importante é perceber se o bebê está confortável com a roupinha, pois extremidades geladas podem indicar frio; já irritação, vermelhidão e brotoejas nas dobrinhas, são sinais de que a mamãe anda exagerando no agasalho.

Última dica! Bebês não devem ser cobertos, pelo risco de sufocamento. Portanto, nas noites mais frias, o ideal é colocar uma roupa bem quentinha, que deixe seu corpo todo agasalhado. Se for muito difícil não cobri-lo (coisa de mãe), opte por mantas leves e respiráveis. Não cubra nunca o bebê até o pescoço e mantenha o quarto aquecido com um aquecedor.

Agora que você sabe mais a respeito de como vestir um bebê conforme cada estação, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras mães a se informarem. =)

8 / 14