Post

Como lavar as roupinhas do bebê

Geralmente as mamães de primeira viagem delegam para as mulheres mais experientes, como a avó. Mas não há mistério para lavar as roupinhas do bebê, apenas alguns cuidados (e um pouco de trabalho) e as roupinhas do seu bebê estarão prontas para serem usadas. Aqui você aprende como fazer, sem medo.

Cuidados na hora de lavar a roupinha do bebê

Chegou a hora de arrumar as roupinhas do bebê?  Vamos separar o processo de lavagem das roupinhas em três etapas, considerando as roupinhas propriamente ditas e as roupas de cama, fraldas de pano, paninhos de boca, toalhas, mantas, toucas, luvas, meias e naninhas. Mas antes de começar, é preciso desinfetar a máquina de lavar, pois geralmente acumulam resíduos de tecidos e sujeira em seu interior. Como fazer isso?

  • Esfregue com uma bucha e algumas gotas de detergente o interior da máquina, não esquecendo o filtro interno.
  • Encha a máquina em sua capacidade máxima, sem sabão em pó.
  • Coloque a medida de 1 copo de água sanitária dentro da máquina e deixe-a trabalhar normalmente. Pronto, sua máquina está pronta!
Sendo assim, as três etapas para lavar as roupinhas do bebê são:

 

  • Separar roupas delicadas de roupas mais pesadas e roupas coloridas de roupas brancas.

Feito isso, você já terá ideia de quantas lavagens serão necessárias para lavar tudo. As peças mais miúdas, como meias, luvinhas, touquinhas e paninhos podem ser separadas para serem lavadas naquelas redinhas protetoras, fáceis de encontrar em mercados.

  • Lavar utilizando sabão próprio para lavar roupinhas de bebê ou sabão líquido de coco.

Não se indica o uso de amaciantes ainda. Nunca use sabão em pó comum e nem amaciantes, pois a pele do recém-nascido é muito sensível e alguns produtos podem ocasionar reações alérgicas. Lave as roupinhas normalmente na máquina e as estenda à sombra.

  •  Passar as roupinhas sem produtos para desamassar a roupa.

Verifique a temperatura do ferro antes. Tecidos de malha ou algodão suportam temperaturas mais altas, enquanto que linha e tecidos mais fininhos pedem uma temperatura mais baixa para não danificar o tecido.

Após passar, é hora de organizar as roupinhas no armário ou cômoda. Limpe antes as prateleiras ou gavetas com um pano com álcool e se preferir, guarde as roupinhas em sacos plásticos para não empoeirarem até a chegada do bebê.

 

Não misture as roupinhas do bebê na lavagem das demais roupas da casa até o primeiro ano do bebê. Amaciantes para bebê podem ser utilizados após o terceiro mês, se o bebê não apresentar alergias. Antes de começar a lavar tudo, verifique como está o clima em sua cidade, pois um clima úmido e chuvoso dificulta a secagem das peças.

 

O ideal é lavar tudo em dias ensolarados.  E sabe aqueles bichinhos de pelúcia fofos? É bom lavá-los também periodicamente, por acumularem muitos ácaros.  Viu como é fácil?

Agora que você já sabe mais como cuidar das roupinhas do seu bebê, confira também algumas dicas sobre a forma mais apropriada de “Como vestir seu bebê de acordo com cada estação do ano”.

12 / 14